domingo, 31 de agosto de 2025
Tenente Laurentino Cruz recebe jovens missionários do "Jesus no Seridó"
Educação: IFRN Currais Novos revela talentos na matemática com projeto “MOI”

O projeto de ensino “Matemática Olímpica Intensiva – descobrindo um ‘MOI’ de talentos”, desenvolvido pelo IFRN – Campus Currais Novos, vem transformando a forma como os estudantes encaram a matemática. Com aulas dinâmicas, divertidas e cheias de desafios, a iniciativa prepara alunos interessados por meio de encontros semanais presenciais e online para participarem de diversas olimpíadas de matemática.
O projeto conta com aulas presenciais que acontecem sempre às segundas-feiras, das 16h30 às 18h, e às quintas-feiras, das 15h às 16h30. Já as aulas virtuais são realizadas às sextas-feiras, das 19h às 20h30, possibilitando que mais estudantes possam participar e ampliar seus conhecimentos.
O foco do MOI é treinar habilidades essenciais para competições como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), OMIF (Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais), OMRN (Olimpíada de Matemática do Rio Grande do Norte), OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp), Mandacaru, Canguru, entre outras.
As aulas utilizam questões de edições anteriores, resolução de exercícios e temas especiais, incentivando raciocínio lógico, criatividade e estratégia na resolução de problemas. O projeto começou em dezembro de 2024 com apenas três estudantes e, em poucos meses, já reúne mais de 20 participantes.
Nesse curto período, os resultados da participação dos alunos nas olimpíadas impressionam: medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e, acima de tudo, a bagagem de conhecimento que cada estudante leva consigo. Segundo a equipe organizadora, mais do que conquistar prêmios, a missão do MOI é mostrar que a matemática pode ser divertida, acessível e cheia de possibilidades.
São Paulo vence o Grêmio e está na final do Campeonato Municipal de Tenente Laurentino
sábado, 30 de agosto de 2025
Currais Novos inicia neste sábado (30) as aulas do projeto Integra Enem; saiba como se inscrever

A partir deste sábado (30), estudantes de Currais Novos que cursam o 3º ano do Ensino Médio terão uma oportunidade gratuita de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O município passa a integrar o Integra Enem, projeto da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que proporciona esse tipo de formação para a principal forma de ingresso no ensino público superior de todo o país.
As aulas serão realizadas todos os sábados, das 7h30 às 12h30, no auditório Adailson Pereira, na sede do Legislativo Municipal. O cursinho funciona em formato híbrido, com conteúdos ministrados por professores da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). A instituição também é responsável por fornecer material didático aos alunos.
A iniciativa foi articulada em Currais Novos pelo vice-presidente da Câmara, vereador Sargento Ezequiel, com apoio do presidente do Legislativo, João Gustavo Guimarães. “Esse projeto é fundamental para garantir a preparação de estudantes que muitas vezes não têm condições de custear um cursinho particular. Agora eles terão acesso a aulas de qualidade sem nenhum custo”, destacou o vice-presidente da CMCN.
Como se inscrever:
O Integra Enem já alcança 62 municípios do Rio Grande do Norte, reunindo quase 2 mil estudantes. Em Currais Novos, as inscrições podem ser feitas diretamente na Câmara Municipal, na recepção, ou através do link: https://forms.office.com/r/cme8PsQfxe
De acordo com a Escola da Assembleia, o objetivo é ampliar o acesso à educação e oferecer um reforço fundamental para os concluintes do Ensino Médio em todas as regiões do estado.
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Palmeiras vence São Paulo B e se classifica para a final do Campeonato Municipal de Tenente Laurentino Cruz
Deputados criticam decreto do governo federal e crise na saúde do RN

O deputado Coronel Azevedo (PL) se pronunciou, no último horário da sessão ordinária desta quinta-feira (28) sobre decreto do governo federal que cria a ‘Política Nacional Integrada da Primeira Infância’, visando garantir a proteção, o desenvolvimento integral e os direitos das crianças de zero a seis anos de idade. Para o parlamentar, retirar a fase gestacional do projeto significa fragilizar a política antiaborto. “Sutilmente fragiliza o nascedouro”, afirmou o deputado, ressaltando que essa é mais uma forma da esquerda tentar evitar a volta de Jair Bolsonaro à presidência da República.
A deputada Cristiane Dantas (SDD) também se pronunciou no horário de deputados, para falar da questão da Saúde no Rio Grande do Norte. “A saúde vem perdendo recursos e a saúde só piora”, disse a deputada, apontando números sobre a queda no montante de recursos repassados para o setor. Ela falou de problemas como falta de insumos e medicamentos, e questionou a redução nos recursos, cobrando do governo federal o ‘alinhamento’ com o governo do Estado. Ela cobrou o reajuste na tabela SUS para que os médicos passem a receber mais pelos procedimentos. “É uma questão de vontade política”, concluiu a deputada.
A deputada Cristiane Dantas também chamou atenção para a realização de campanhas para que empresas possam fazer doações de lençóis, álcool e luvas. “Sabemos que sempre sobra para os empresários e para quem dá emprego no Rio Grande do Norte”, disse.
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Lideranças de Jucurutu apresentam demandas hídricas e de infraestrutura ao presidente da ALRN

As dificuldades enfrentadas pela população de Jucurutu em decorrência da seca foram pauta de uma reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e vereadores do município.
Entre as principais reivindicações, os representantes solicitaram a perfuração e instalação de poços tubulares nas comunidades rurais de Vila Esperança, Pangoá, Barro Branco e Sítio Manuim, além da extensão da rede de abastecimento da Caern para bairros e comunidades.

Outra preocupação levada ao encontro foi a pavimentação das calçadas de algumas ruas da cidade. Atualmente, a situação precária do calçamento tem provocado acidentes graves, inclusive com registro de óbito, segundo os vereadores.
Participaram da reunião o advogado Júlio Queiroz (PSDB), o presidente da Câmara Municipal de Jucurutu, Alan Amaral, e os vereadores Romualdo Teixeira, Márcio de Adú, Edivan Fernandes e Rômulo Ivo (Lulu de Chico Ivo).
terça-feira, 26 de agosto de 2025
MP pede audiência urgente na Justiça sobre falta de insumos em hospitais estaduais do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 47ª Promotoria de Justiça de Natal, protocolou nesta terça-feira 26 uma manifestação na Justiça pedindo a designação de audiência urgente com o Estado.
O objetivo é buscar soluções para o desabastecimento de medicamentos e insumos em hospitais da rede da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
Na petição, o MPRN cita o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Geral Dr. João Machado e o Hemonorte. Segundo o órgão, em alguns casos a falta de materiais comprometeu a rotina assistencial e elevou índices de infecção hospitalar.
No Walfredo Gurgel, denúncias de agosto de 2025 apontaram a falta de luvas, álcool, lençóis e medicamentos, com familiares de pacientes tendo que comprar itens por conta própria. No Hospital Santa Catarina, em janeiro de 2025, a falta de estoque chegou a 41,33%. Já no Hospital Geral Dr. João Machado, relatório de agosto levou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar a recomendar bloqueio de leitos caso não houvesse condições mínimas de segurança.
A manifestação tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal e pede a intimação dos secretários estaduais de Saúde e da Fazenda, do diretor da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), além dos diretores dos principais hospitais e do Hemonorte.
De acordo com o MPRN, o desabastecimento ocorre por dívidas acumuladas, falta de credibilidade financeira junto a fornecedores e excesso de burocracia nos processos de compra. A Promotoria anexou dados orçamentários de 2025 que apontam redução nos gastos com saúde no primeiro semestre em comparação a 2024, com queda de 67,90% nas despesas liquidadas e de 68,14% nas despesas pagas.
O órgão afirma ainda que o contingenciamento de recursos do Tesouro Estadual pela Secretaria de Fazenda provocou déficit de mais de R$ 141 milhões entre janeiro e maio de 2025, considerando os valores previstos na Lei Orçamentária Anual e os efetivamente repassados ao Fundo Estadual de Saúde.
Segundo dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), de maio de 2025, o Rio Grande do Norte ocupa a penúltima posição no ranking nacional de gastos próprios com saúde e a última colocação entre os estados do Nordeste.
Agora RN
Senado pode votar na quarta projeto que endurece penas para crimes violentos

O Plenário do Senado pode votar na quarta-feira (27) o projeto que endurece penas para quem comete crimes com violência (PL 4.809/2024). O texto também mira o crime organizado, aumentando a pena para a extorsão da população para a aquisição de serviços e mercadorias. O projeto foi elaborado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) e tem relatório do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Algumas das penas aumentadas são:
- Roubo com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido: pena máxima de 20 anos de reclusão (atual: 10 anos)
- Roubo com resultado de lesão corporal grave: pena de 10 a 20 anos de reclusão e multa (atual: 7 a 18 anos)
- Extorsão com emprego de arma de fogo ou para imposição de contratação de serviços ou aquisição de mercadorias: aumento da pena em um terço até a metade
- Constituição de milícia privada: pena de 6 a 10 anos de reclusão e multa (atual: 4 a 8 anos)
Outra mudança prevista é o maior rigor no cumprimento da pena, ao estabelecer que os condenados à privação de liberdade por seis anos ou mais devem iniciá-la em regime fechado. Atualmente, essa exigência só se aplica a condenações superiores a oito anos.
Para ser votado no Plenário, o projeto ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que se reúne na manhã da quarta-feira.
Outros projetos
Também está na pauta a criação do Selo Cidade Mulher (PL 2.549/2024), a ser concedido anualmente aos municípios que implementarem políticas públicas voltadas ao bem-estar das mulheres. O texto veio da Câmara dos Deputados e, se aprovado, pode ir à sanção. Conforme a proposta, a premiação deverá se basear em critérios como igualdade de gênero, participação feminina e universalidade dos serviços.
Acordos
Os senadores também podem votar o texto que confirma o acordo entre Brasil e União Europeia sobre a isenção de visto para permanência de até 90 dias (PDL 479/2023). Essa permissão já existe, mas o texto esclarece a forma de contagem do tempo. Se for aprovado, o texto será promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre. Isso autoriza o presidente da República a confirmar o acordo, originalmente assinado em 2021.
Outro acordo previsto na pauta, assinado em 2022, tem como objetivo aprimorar a parceria entre Brasil e Turquia no setor de defesa, por meio de cooperação nas áreas de desenvolvimento, produção, aquisição, manutenção de bens e serviços de defesa, bem como suporte técnico e logístico (PDL 262/2024). Ele também vai à promulgação se for aprovado.
Fonte: Agência Senado
Rafael Motta está estável e segue em coma induzido em hospital de SP
Foto: Reprodução
O ex-deputado federal Rafael Motta permanece internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após sofrer um acidente de kitesurf.
De acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira (26), Motta deu entrada na unidade com lesão brônquica já tratada em Natal, além de fraturas na coluna, esterno e antebraço.
O paciente está intubado e em coma induzido, sob acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional. Apesar da gravidade dos ferimentos, o quadro clínico é considerado estável.
A equipe médica informou que novos boletins serão divulgados conforme a evolução do caso.
Na ALRN, Frente Parlamentar das Mulheres debate enfrentamento à violência contra mulheres

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Frente Parlamentar das Mulheres, promoveu audiência pública em referência à campanha Agosto Lilás, que marca nacionalmente a conscientização e o enfrentamento às violências contra as mulheres. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (25), última semana do mês de agosto, reunindo deputadas, autoridades, pesquisadoras, representantes da sociedade civil e gestoras públicas para discutir avanços e desafios no combate à violência.
A presidente da Frente Parlamentar das Mulheres, deputada Divaneide Basílio (PT), abriu os trabalhos reforçando a importância da união feminina. “As mulheres também transformam o mundo. Não precisam e nem devem ser heroínas, não devem enfrentar isso sozinhas, mas quando uma enfrenta e dá um passo à frente, todas vamos juntas”, declarou.
Na mesma linha, a deputada Terezinha Maia (PL) ressaltou a força coletiva no enfrentamento às agressões. “A dor de uma é a dor de todas. O Agosto Lilás é o mês de intensificar as lutas, de ouvir a opinião para saber o que cada um tem a oferecer no combate às violências e ao feminicídio e de encorajar as mulheres a denunciar e sair da zona de violência”, afirmou.
Já a deputada e Procuradora Especial da Mulher Cristiane Dantas (SDD) destacou medidas de prevenção e políticas públicas já em vigor no Estado. Ela lembrou dos impactos sociais dos feminicídios, da efetivação da Patrulha Maria da Penha pela Polícia Militar e da importância de iniciativas voltadas para órfãos de vítimas de violência. “Quanto mais mulheres na política, mais políticas para as mulheres de prevenção e combate à violência contra a mulher”, frisou.
A audiência pública contou também com apresentações culturais e relatos de especialistas e lideranças sociais. A cantora Simone Shirley, vítima de violência doméstica, emocionou o público com uma apresentação dedicada à força das mulheres. Em seguida, foi exibido vídeo institucional apresentando as ações da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa.
RN firma convênio de fomento à consolidação do Geoparque Seridó

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), firmou nesta segunda-feira (25) convênio com o Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS) e a instância de governança do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO. O instrumento tem como foco revalidar a chancela mundial do território e intensificar sua divulgação no Brasil e no exterior para atrair visitantes, posicionando o Geoparque como novo produto do turismo potiguar e de interesse público para o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, o convênio reafirma o compromisso do Governo do Estado com a preservação do patrimônio natural e cultural do Rio Grande do Norte. “Queremos que o Geoparque Seridó seja reconhecido ainda mais como referência em turismo sustentável, gerando oportunidades para a população e fortalecendo a economia da região”, disse.
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Programa CNH Popular RN 2025 será lançado nesta segunda

O Governo do Rio Grande do Norte lançará, nesta segunda-feira 25, a edição CNH Popular RN 2025. O programa garante gratuidade completa no processo de habilitação, incluindo exames, taxas e cursos teóricos e práticos. A iniciativa é voltada para pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico ou em programas sociais.
Ao todo, serão ofertadas mil vagas, com investimento de R$ 1,67 milhão. A governadora Fátima Bezerra fará o lançamento às 11h30, na Sala de Reuniões da Governadora, com participação da equipe do Detran e secretarias parceiras.
Como funciona o CNH Popular RN 2025
O programa oferece a primeira habilitação nas categorias A ou B, além da mudança para as categorias C, D ou E. As inscrições abrem no dia 26 de agosto e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Detran-RN ou pelo Portal de Serviços do Governo.
Em 2023, a iniciativa registrou mais de 71 mil inscritos, mostrando a alta demanda e a importância do projeto para a inclusão social. Além disso, a ação garante que cidadãos em situação de vulnerabilidade possam conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo o Governo do Estado, o CNH Popular RN 2025 não apenas democratiza o acesso à habilitação, mas também contribui para a segurança no trânsito. Afinal, quanto maior a formação e capacitação dos motoristas, melhores são as condições para todos nas vias públicas
Com 7 metros, estátua de Frei Damião é inaugurada no interior do RN

Uma estátua de 7 metros em homenagem a Frei Damião foi inaugurada neste sábado (23) em Lajes Pintadas, no Agreste do Rio Grande do Norte, a 140 km de Natal.
O monumento foi erguido no mirante da cidade, construído em 2022 no mesmo local onde o religioso deixou uma cruz durante visita na década de 1960. Conhecido como “Apóstolo do Nordeste”, Frei Damião percorreu várias cidades da região em missão evangelizadora e sua passagem marcou a comunidade, que preserva a cruz até hoje.
A inauguração contou com o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, que destacou o valor espiritual e turístico do espaço: “Esse mirante é um ponto de fé e peregrinação, e também de turismo. Frei Damião, mirando para Lajes Pintadas, é como se estivesse suplicando bênçãos para o povo desta região”.
A cidade fica a 15 km de Santa Cruz, que abriga a estátua de Santa Rita de Cássia, maior monumento católico do mundo. A proximidade pode ampliar o fluxo de visitantes em roteiros de fé. “É um momento de muita graça, que coloca Lajes Pintadas também no turismo religioso”, afirmou o padre local, José Carlos Arcelino.
domingo, 24 de agosto de 2025
Faleceu Irmã Judith Farias, ex-diretora do Educandário Jesus Menino em Currais Novos

Faleceu na noite deste sábado (23) a Irmã Maria Judith Vieira de Farias, após 124 dias de internação hospitalar. Religiosa da Congregação Filhas do Amor Divino, Irmã Judith dedicou 75 anos de vida à evangelização, à educação e à assistência humanitária, sendo lembrada pela retidão, humildade e dedicação ao próximo. A informação foi divulgada pelo Blog de Vlaudey Liberato.
Natural do sítio Panasco, em Desterro (PB), ingressou no convento aos 14 anos. Professora de matemática, adquiriu fluência em inglês, espanhol e italiano, e atuou como educadora no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Em Natal, trabalhou no Colégio Nossa Senhora das Neves, referência da Congregação Filhas do Amor Divino.
Em Currais Novos, foi diretora do Educandário Jesus Menino, deixando sua marca na história da instituição. Irmã Judith parte deixando um legado de fé, amor ao próximo e compromisso com a dignidade humana.

Grêmio B e São Paulo vencem e se classificam para as semifinais do Campeonato Municipal de Tenente Laurentino
Câmara deve votar isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil antes de setembro

O plenário da Câmara dos Deputados deve votar até o fim deste mês a proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês. Caso seja aprovado, o texto, que tramita em regime de urgência, seguirá para análise do Senado.
A taxação de contribuintes de alta renda que ganham ao menos R$ 1,2 milhão por ano (R$ 100 mil por mês), com um mínimo de 10% de alíquota, será a principal fonte de compensação dos custos da isenção, que chegam a quase R$ 26 bilhões. Isso inclui o que os mais ricos ganham com lucros e dividendos de empresas, ou seja, parte do que as empresas distribuem aos acionistas.
Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o objetivo é tornar o sistema mais justo e aliviar a carga tributária da classe média e dos trabalhadores de menor renda. Caso aprovado, o novo limite de isenção deverá entrar em vigor no próximo ano. Atualmente, estão isentos do pagamento de IR quem ganha até dois salários mínimos, o que equivalente a R$ 3.036.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Quatro equipes disputam duas vagas nas semifinais do Campeonato Municipal de Tenente Laurentino
Municípios têm até setembro para comprovar adoção de norma sobre resíduos sólidos

Os municípios brasileiros responsáveis pelo serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos (SMRSU) receberam uma prorrogação do prazo para comprovar a adoção da Norma de Referência nº 1/2021 (NR 1/2021) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Agora, o novo prazo final para envio das informações é até as 23h59 do dia 9 de setembro de 2025.
A NR 1/2021 estabelece as diretrizes para o regime, a estrutura e os parâmetros da cobrança pela prestação do SMRSU. Ela visa garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos, incluindo atividades como coleta, transporte, triagem, tratamento e destinação final dos resíduos.
Os municípios devem enviar as informações e documentos comprobatórios por meio do Sistema de Acompanhamento da Regulação do Saneamento Básico (SASB), disponível no portal da ANA. É necessário que o cadastro da entidade reguladora esteja atualizado e que os módulos específicos da NR 1/2021 sejam preenchidos corretamente.
A adoção da NR 1/2021 é fundamental para que os municípios possam estabelecer uma cobrança justa e eficiente pelos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos. Além disso, a norma contribui para o cumprimento das metas de universalização do saneamento básico estabelecidas pela Lei nº 14.026/2020, que prevê a ampliação do acesso aos serviços de água potável e esgotamento sanitário para 99% da população até 2033.
Os gestores municipais devem estar atentos a esse novo prazo e garantir que todas as informações sejam enviadas corretamente para evitar possíveis sanções e assegurar a conformidade com a legislação vigente.
Para mais informações e orientações sobre o preenchimento dos módulos, os municípios podem acessar o portal da ANA e consultar os materiais de apoio disponíveis.
Mais de 15 mil contribuintes do RN vão receber restituição do Imposto de Renda no 4º lote

A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (22), a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025. No Rio Grande do Norte, 15.177 contribuintes foram contemplados e receberão, juntos, R$ 28.541.243,78. O pagamento será realizado no próximo dia 29 de agosto.
Em todo o país, o lote contempla 1.884.035 restituições, totalizando R$ 2,9 bilhões em créditos bancários. Desse valor, mais de R$ 454 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e profissionais do magistério.
O lote também contempla contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via PIX, além dos não prioritários.
Para saber se a restituição está disponível, basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.
O crédito bancário será feito automaticamente na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Caso o depósito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil.
Contagem regressiva para o Sabores da Serra com Maria Gadú e Waldonys em Tenente Laurentino; últimas mesas à venda

Contagem regressiva para o início do Circuito Gastronômico e Musical Sabores da Serra, que acontece nos dias 05 e 06 de setembro em Tenente Laurentino Cruz, município que integra a Serra de Santana e é reconhecido como a cidade mais alta do Rio Grande do Norte. O evento promete reunir grandes atrações musicais e culturais, além de uma experiência gastronômica única.
Com a proximidade da data, as reservas de mesas estão chegando ao fim. Já foram vendidos 80% dos espaços disponíveis, o que demonstra a grande expectativa do público para esta edição. O festival terá shows de nomes como Waldonys, Maria Gadú, Banda Feras, entre outros artistas.
As últimas mesas ainda podem ser adquiridas com Nega Rose pelo telefone/WhatsApp (84) 99984-3581.
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Praias do RN acumulam 44 toneladas de lixo por dia
Foto: Adriano Abreu
Pontos turísticos da cidade de Natal e cartões postais do Rio Grande do Norte, praias do Estado ainda convivem com a falta de educação e cultura irresponsável: o descarte irregular de lixo. Em Natal, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) mantém equipes diárias visando manter as praias limpas. Neste ano, foram recolhidas em média 44 toneladas de lixo por dia das praias urbanas, o equivalente a cerca de 8% de toda a produção de lixo da cidade. Fazendo um cálculo simples, 30 quilos de lixo por minuto são recolhidos diariamente nas praias de Natal. No dia 14 agosto, foi celebrado o Dia de Combate à Poluição, com o objetivo de conscientizar sobre o descarte adequado do lixo.
Segundo dados da Urbana, entre janeiro e junho deste ano, as praias urbanas da zona Leste são as que mais registram lixo, com média mensal de 681 toneladas. As praias da zona Leste abarcam trechos de Mãe Luiza, além das praias dos Artistas, do Meio e do Forte. Por sua vez, o bairro de Ponta Negra registrou uma média mensal de 460 toneladas de lixo recolhidas. A contabilidade aponta a coleta entre a avenida Roberto Freire até a orla, além da Via Costeira e o Morro do Careca. Já o bairro e a praia da Redinha registram média de 201 toneladas de lixo por mês.
Para manter as praias limpas, o presidente da Urbana, Alvamar Silva do Vale, cita que a companhia tem intensificado a presença de garis em turnos consecutivos nas áreas turísticas da cidade. Ao todo, são 48 garis por dia em vários turnos.
“Não tem como não ser todos os dias. A limpeza é diária. Todos os dias temos tanto garis quanto a coleta. Em Ponta Negra, além da coleta nos turnos manhã e noite, temos os garis que fazem toda a limpeza da praia nos turnos de manhã, tarde, noite e madrugada. A coleta é de domingo a domingo em toda a zona litorânea da cidade”, cita. A Urbana disse ainda que foi retomado um projeto de aumento de distribuição de placas de conscientização na cidade.
Ainda segundo o presidente da Urbana, a companhia está avaliando a utilização de lixeiras subterrâneas nas praias urbanas da capital, com intuito de melhorar a paisagem visual nos calçadões e evitar que lixo acabe se espalhando pela orla.
Tribuna do Norte
Lula pede que Trump “não dê palpite” no Brasil: “Aqui cuidamos de nós”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, nesta quinta-feira (21), que Donald Trump “não dê palpite” no Brasil. A declaração foi feita durante evento do Ministério da Saúde em Sorocaba, no interior de São Paulo.
“É preciso que a gente saiba mais do que fazer ponte ou viaduto. É preciso que a gente saiba fazer aquilo que o povo necessita, carinho, aconchego, tratá-lo com amor. Essa é a diferença entre governar e cuidar, porque a palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, disse Lula.
Desde o último dia 6, os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos estão sujeitos a uma tarifa de 50%. A gestão Trump justificou a alíquota argumentando que o governo brasileiro tem adotado políticas “incomuns” e “extraordinárias”, que prejudicam empresas norte-americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral.
“Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta. É cuidar do povo, isso sim é a soberania de um país. É por isso que nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”, acrescentou Lula no interior paulista.
Na semana passada, o chefe do Executivo respondeu publicamente à declaração de Trump de que o Brasil seria um “mau” parceiro comercial.
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, o Brasil só não vai andar de joelho para o governo americano”, defendeu o petista.
“Vocês estão vendo na televisão a quantidade de mentira falada contra o Brasil pelo governo americano. Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil, e nós estamos desmentindo”, prosseguiu o presidente. “Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil, ele só tem lucro”, concluiu.
CNN Brasil
Comissão de Saúde da ALRN acompanha visita ao Centro de Queimados do Walfredo Gurgel

O deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL), representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, participou na manhã desta quinta-feira (21) de uma visita conjunta ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. A unidade, referência no estado, corre risco de perder o status de alta complexidade devido a problemas estruturais, assistenciais e de recursos humanos.
A vistoria foi convocada pelo coordenador do CTQ, Marco Almeida, que destacou a importância histórica do setor, inaugurado em 2006 e reconhecido pela excelência no tratamento de queimaduras. Ele alertou que hoje a estrutura está reduzida, com dificuldades no controle de infecção e ausência de condições mínimas para o funcionamento. “O setor, pela sua especialidade, deveria funcionar com portas fechadas, mas está escancarada. Essa realidade é incompatível com o que deveria ser. Essa reforma não é mais negociável, a situação é uma atrocidade assistencial”, afirmou.
Durante a visita, pacientes também relataram suas experiências. A enfermeira Paloma Rayssa Galdino, vítima de queimaduras em 60% do corpo, cobrou diretamente do secretário de Saúde empenho na recuperação da unidade. Já Karine, ex-Miss Natal, que sofreu queimaduras graves em um caso de violência doméstica, reforçou a importância do serviço especializado para vítimas em situações semelhantes.
O deputado Dr. Kerginaldo (PL) ressaltou a gravidade da situação. “São heróis. Estou acompanhando tudo aqui e estou impressionado. As condições são humanamente impossíveis. Não sei se teria condições de atuar como essa equipe atua. Vamos lutar e dar ciência à população dessa necessidade urgente, além de cobrar celeridade na licitação para adiantar a obra”, declarou.
Representantes de entidades médicas também participaram da inspeção. O presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, pediu compromisso do governo com um cronograma de reforma e defendeu a realização de concurso público para recompor o quadro de profissionais. O presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcos Antônio Jácome, classificou a estrutura atual como “inapropriada” e afirmou que, pela obrigação legal do conselho, a situação poderia levar à interdição. O representante do Conselho Regional de Enfermagem, Edígio Júnior, lembrou que até decisões judiciais não vêm sendo cumpridas e que, em condições normais, os profissionais não deveriam atuar diante das falhas de estrutura. Conselhos de fisioterapia e terapia ocupacional também reforçaram as denúncias.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, respondeu aos questionamentos informando que o governo pretende contratar profissionais de nível superior até novembro, com cadastro de reserva de até dois mil trabalhadores. Sobre a reforma, explicou que a empresa contratada não cumpriu o contrato e que o Estado optou por um processo de dispensa de licitação, em andamento desde abril, para tentar acelerar as obras. Ele destacou, no entanto, que o processo precisa respeitar a legalidade.
O CTQ do Walfredo Gurgel é a única unidade de referência para o tratamento de queimaduras no Rio Grande do Norte e atende pacientes da rede pública e privada. A precarização do setor, segundo os profissionais de saúde, ameaça a continuidade de um serviço essencial e historicamente reconhecido pela qualidade do atendimento.
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Final do Municipal de futebol em Currais Novos terá Nacional x Beira Rio

Será realizada nesta sexta-feira (22) a grande decisão do Campeonato Municipal de futebol. Esta será a 47ª edição do certame, que terá, frente a frente, o duelo entre Nacional x Beira Rio. A partida será disputada no Estádio Coronel José Bezerra, a partir das 20h.
Essa será a segunda temporada consecutiva com a final disputada pelos dois times. A arbitragem ficará a cargo de João Evangelista, o Nino, como principal; auxiliado por Agenor Júnior e Silvestre Trajano.
Governo Fátima encerra 1º semestre de 2025 sem cumprir mínimo constitucional de investimentos em saúde e crise explode nos hospitais

Cirurgias canceladas, UTIs bloqueadas, desabastecimento generalizado e até morte de criança revelam a crise do sistema de saúde do Rio Grande do Norte. No Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 1º semestre de 2025 a explicação: o Governo do Estado não cumpriu o limite constitucional de aplicação em saúde e encerrou o período com um déficit de R$ 379 milhões no orçamento, com menos de 1/3 do que é previsto para o ano pago até junho.
A análise dos dados mostra um orçamento bilionário, mas uma execução pífia. Embora o orçamento inicial previsse R$ 3,1 bilhões, o governo empenhou R$ 2,4 bilhões, liquidou R$ 1,89 bilhão, mas efetivamente pagou apenas R$ 947 milhões, pouco mais de 30% do total.
Ou seja, grande parte dos recursos anunciados pelo governo não se traduz em dinheiro chegando efetivamente aos fornecedores, hospitais e serviços de saúde. Há um descompasso entre empenho e pagamento.
A análise chama atenção para o descumprimento do limite mínimo constitucional, já que a Constituição e a Lei Complementar 141/2012 obrigam os estados a aplicarem 12% da Receita Corrente Líquida em saúde. Nesse caso, o relatório mostra que, no semestre, o governo não alcançou o percentual mínimo exigido e que há uma diferença registrada de R$ 379 milhões que deveriam ter sido aplicados e não foram.

Acumulados de anos anteriores
Além disso, o Estado acumula R$ 92,8 milhões em déficits de anos anteriores, revelando um histórico de descumprimento dentro do exercício do financiamento da saúde. O documento mostra que grande parte da execução orçamentária depende de restos a pagar (empenhos antigos ainda não liquidados ou pagos).
Essa maquiagem fiscal mascara a real aplicação dos recursos, já que valores empenhados em exercícios anteriores continuam sem quitação. O relatório, inclusive, reconhece que há cancelamentos de restos de exercícios passados que nunca chegaram a ser pagos.
Enquanto isso a pressão sobre os hospitais cresce diariamente:
• Atenção Básica: previsão de R$ 4,2 milhões; pagos até junho, apenas R$ 177 mil.
• Assistência Hospitalar e Ambulatorial: previsão superior a R$ 1,5 bilhão; pagos até junho, só R$ 308 milhões.
• Vigilância Sanitária e Epidemiológica: execução baixíssima, com valores irrisórios frente ao orçamento.
• Alimentação e Nutrição: praticamente inexecutada.
Enquanto os investimentos seguem em descompasso entre valores empenhados e efetivamente pagos, a população sente na pele.
BNews Natal
Cristiane Dantas denuncia falta de insumos e paralisação de serviços em hospitais do RN

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, denunciou nesta quarta-feira (20), a situação de desabastecimento e paralisações em unidades hospitalares do Estado. Segundo a parlamentar, o cenário é de “caos” na rede de saúde, atingindo hospitais em Natal, Caicó, Mossoró e outras cidades.
Cristiane relatou a recente visita da Comissão de Saúde no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal, e constatou a paralisação de leitos neonatais e pediátricos por falta de insumos básicos. Ela destacou que a reposição só ocorreu de forma emergencial, com material emprestado de outros hospitais e até de outros estados. “É um descaso com a saúde do RN”, afirmou a deputada.
A parlamentar também apresentou dados sobre a suspensão de cirurgias ortopédicas no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, registradas nesta terça-feira (19). De acordo com familiares dos pacientes, os procedimentos foram cancelados sem aviso prévio devido à ausência de material fornecido pela empresa prestadora de serviços. No mesmo hospital, funcionários terceirizados dos setores de limpeza, maqueiros e cozinha paralisaram as atividades por atrasos em salários, vale-alimentação e férias.
Outro ponto abordado foi o relatório da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital João Machado, que alertou para a falta de luvas, aventais, álcool, antissépticos e antibióticos, além de índices elevados de infecção hospitalar associados ao desabastecimento. O relatório foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) no dia 14 de agosto.
Cristiane lembrou ainda que o Hospital Maria Alice Fernandes passou sete dias com leitos de UTI neonatal e pediátrica bloqueados por falta de insumos, situação que só foi normalizada em 15 de agosto. Ela destacou que as denúncias também envolvem o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde o Conselho Regional de Medicina (Cremern) e o Sindicato dos Médicos (Sinmed) farão inspeção nesta quinta-feira (21) para verificar o centro cirúrgico e o centro de queimados.
Reforma Administrativa trará mudanças para concursos e servidores

A nova proposta de Reforma Administrativa deve ser apresentada nos próximos dias na Câmara dos Deputados. Serão cerca de 70 medidas para melhorar a gestão do serviço público.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o relator do grupo de trabalho que discute a Reforma Administrativa na Câmara, deputado Pedro Paulo (PSD RJ), adiantou que as medidas serão divididas em quatro eixos:
- Governança, Gestão e Estratégia;
- Recursos Humanos;
- Transformação Digital; e
- Privilégios no serviço público.
Serão protocolados três anteprojetos, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um Projeto de Lei Complementar (PLC) e outro de lei ordinária.
De acordo com Pedro Paulo, a reforma atingirá, inclusive, os atuais servidores públicos. “Nós estamos tratando para quem já está (no serviço público). É o que foi consenso no grupo e está na proposta”.
O grupo de trabalho irá propor que todas as carreiras públicas tenham 20 níveis, no mínimo, para progressão do servidor.
A ideia é que o tempo de serviço não seja mais o único elemento para a progressão. A avaliação de desempenho também será incluída no processo.
“A avaliação de desempenho passará a compor também o plano de evolução da carreira do servidor. Não será só mais por tempo de serviço o critério de evolução na carreira”, afirmou Pedro Paulo.
Diante dessa proposta, na parte de concursos públicos, para determinadas carreiras será possível entrar em um nível mais alto.
“Na medida que em estamos tornando obrigatório que cada carreira tenha no mínimo 20 níveis, vamos permitir que para determinadas carreiras, em caráter extraordinário, você possa ter um concurso intranível. Também vamos colocar um percentual para que os salários iniciais das carreiras sejam no máximo 50% do salário final das carreiras”, disse o relator.
A Reforma Administrativa também deve fortalecer o Concurso Nacional Unificado (CNU), que passará a incluir vagas para estados e municípios.
terça-feira, 19 de agosto de 2025
Águas do São Francisco chegam ao Seridó e abrem nova era hídrica no RN

O primeiro toque da água no Seridó foi recebido com silêncio e expectativa. Às margens do Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas, moradores se aproximaram da estação de captação da Caern para ver o que, até então, parecia distante.
“Quando a gente olha para o rio e vê a água chegando, a gente entende que não é só um projeto, é a vida entrando na nossa cidade”, disse Maria Antônia da Silva, 67 anos, comerciante que acompanha a chegada do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) à sua terra natal.
A governadora Fátima Bezerra, emocionada, ressaltou o caráter histórico do momento. “O que nós estamos fazendo aqui hoje é história. Nós estamos celebrando a chegada das águas do São Francisco ao Seridó, agora de forma planejada, consistente, eficiente e contínua. Isso significa que, a partir de agora, o povo do Seridó conta, para sempre, com essas águas para saciar a sede e para promover o desenvolvimento”, afirmou.
A cerimônia começou em Jardim de Piranhas, às 15h, e seguiu às 17h para a abertura das comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, permitindo que o fluxo seguisse em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
Fátima lembrou ainda que a obra carrega dimensões humanas e sociais que atravessam gerações. “Eu nasci no Seridó paraibano, em Nova Palmeira, e sei o quanto de dor essa seca trouxe para o nosso povo. Hoje, celebramos um feito que não tem preço, tem valor. Valor humano, valor social”, destacou. A governadora também fez questão de enaltecer o papel do Presidente Lula. “Foi ele quem teve a coragem de tirar essa obra do papel, que o Nordeste esperava há 150 anos. E agora voltou para concluir e entregar ao nosso povo.”
Ao lado dela, o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou a importância do investimento para além do abastecimento humano. “Nós não estamos falando só de água para matar a sede. Estamos falando de desenvolvimento, de turismo, de agricultura, de geração de oportunidades. O presidente Lula deixou claro: é preciso acelerar para que a água também seja motor do desenvolvimento econômico do semiárido”, disse.
Góes também lembrou o esforço do governo federal para garantir a chegada efetiva das águas. “Quando Lula voltou ao governo, não havia recursos no orçamento para as obras do Apodi, de Oiticica, nem para o sistema do Seridó. Ele providenciou, revitalizou as bombas de bombeamento que estavam quebradas e garantiu o funcionamento do eixo norte da transposição. Sem isso, a água não estaria aqui hoje.”
O prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Courofino, destacou o impacto direto para a economia local e para os pequenos agricultores. “É com grande emoção que a gente recebe a vinda das águas do Rio São Francisco. Sabemos a importância dessa conquista não só para Jardim, mas para todo o Seridó e até para a Paraíba, que tem cidades vizinhas que dependem dessa água. Jardim de Piranhas é um polo da indústria têxtil e já enfrentava dificuldades. Agora, o pequeno agricultor, que antes não tinha condições de plantar seus alimentos, pode cultivar frutas e verduras e vender para as prefeituras, gerando emprego e renda para o nosso município”, afirmou.
O prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, também destacou a transformação que se inicia. “Eu lembro do tempo em que, como secretário de agricultura, colocávamos carro-pipa e chafarizes para atender nossa população. Hoje, ver as águas do São Francisco chegando ao Seridó é um sonho realizado”, afirmou.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país, com 477 quilômetros de extensão em dois eixos. Ele vai garantir segurança hídrica a 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Com a abertura das comportas da barragem de Oiticica, as águas seguirão em direção ao maior reservatório do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, inaugurando uma nova etapa de segurança hídrica. “Estamos conectando infraestrutura e vida. Não se trata apenas de engenharia, mas de dignidade para o povo potiguar”, disse a governadora Fátima.
O marco desta terça-feira, 19, representa a superação da antiga “indústria da seca” e inaugura um novo ciclo: água de forma planejada, sustentável e contínua para o povo do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte.
Participaram do evento o ex-senador Garibaldi Alves; a deputada federal Natália Bonavides; os deputados estaduais Isolda Dantas, Francisco Medeiros (Chico do PT), Divaneide Basílio e Hermano Morais; os prefeitos Carlos Augusto de Paiva (Luís Gomes), Judas Tadeu Alves dos Santos (Caicó), Joaquim José de Medeiros (Cruzeta) e Elvécio Gurgel de Sales (Janduís); e Isaac Alexandre dos Santos, vice-prefeito de São Fernando; e Maciel dos Santos Freire, prefeito de Cerro Corá.
Acompanharam a governadora os secretários Paulo Varella (SEMARH), Guilherme Saldanha (SAPE), Adriano Gadelha (SEGRI), Alan Silveira (SEDEC), Luciano Santos (SEAF), Gustavo Coelho (SIN) e Antenor Roberto (PGE); o diretor-geral do IGARN, Procópio Lucena; os secretários-adjuntos Ivanilson Maia (GAC) e Benaldo Medeiros (GAC); o assessor de Comunicação, Daniel Cabral; além de outros secretários da Administração Direta e indireta.
Prefeitura na Paraíba abre Concurso Público com diversas vagas. Veja detalhes

No Estado da Paraíba, a Prefeitura de São Bentinho divulga a abertura de Concurso Público que tem como objetivo a contratação de profissionais alfabetizados ou com níveis fundamental, médio e superior.
De acordo com o edital, as oportunidades são Auxiliar de Serviços Gerais (1 vaga); Motorista B (1 vaga); Motorista D (1 vaga); Agente Comunitário de Saúde (1 vaga); Agente Administrativo (1 vaga); Técnico em Enfermagem (2 vagas); Auxiliar de Consultório Dentário (1 vaga); Assistente Social (1 vaga); Fonoaudiólogo (1 vaga); Bioquímico (1 vaga); Farmacêutico (1 vaga); Fisioterapeuta (1 vaga); Odontólogo (1 vaga); Psicólogo (2 vagas); Nutricionista (1 vaga); Terapeuta Ocupacional (2 vagas); Engenheiro Civil (1 vaga); Professor do Magistério PMAG-A (15 vagas).
Aos profissionais admitidos, estes irão desempenhar funções em carga horária de 10 a 40 horas semanais e contarão com salários no valor de R$ 1.518,00 a R$ 3.490,90 ao mês.
Procedimentos para participação
Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 14 de agosto de 2025 a 14 de setembro de 2025 , de forma online, com taxa nos valores de R$ 75,00 a R$ 115,00.
No que diz respeito à classificação dos candidatos inscritos, será composta por prova objetiva, prova prática para o cargo de Motorista B e Motorista D e prova de títulos para os cargos constantes nos quadros de cargos de Nível Superior – Magistério Completo.
O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data do ato de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município.
hoje terá início a II Festa de Santa Clara em Tenente Laurentino Cruz
Allyson Bezerra lidera intenções de voto para o governo, aponta pesquisa; Rogério surge em 2º e Cadu em 3º

A primeira pesquisa Datavero sobre o cenário eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte revela o retrato do panorama político do estado a pouco mais de um ano das eleições. Segundo a pesquisa, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), aparece com a maior intenção de voto. O senador e pré-candidato ao governo, Rogério Marinho (PL) e o pré-candidato Cadu Xavier (PT) surgem na segunda e terceira colocação, considerando a pesquisa estimulada, respectivamente.
Na pesquisa estimulada, em que os entrevistados receberam uma lista de nomes, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, assume a liderança com 31,76%. O ex-ministro Rogério Marinho (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar com 18,93%. Em seguida, surge Cadu Xavier (PT), apoiado por Lula e Fátima Bezerra, com 14,08%. Álvaro Dias registra 9,43%, Thabatta Pimenta (PSOL) soma 5,70%, enquanto as respostas “nenhum” e “não sabe” alcançam 12,97% e 7,14%, respectivamente.
Em uma simulação direta, Allyson chega a 36,61%, contra 22,92% de Rogério Marinho e 15,78% de Cadu Xavier. Os indecisos representam 7,07%, enquanto “nenhum” atinge 17,62%.
Já na intenção de voto para governador, na modalidade espontânea — quando o eleitor responde sem receber uma lista de nomes — a maioria afirmou não saber em quem votar (66,67%) ou declarou que não votaria em nenhum candidato (11,07%). Entre os nomes mencionados, Allyson Bezerra lidera com 10,09%, seguido por Styvenson Valentim (3,41%), Fátima Bezerra (3,14%), Rogério Marinho (2,82%), Cadu Xavier (1,31%), Álvaro Dias (0,72%) e Natália Bonavides (0,26%). Outros candidatos somaram menos de 0,2%.
No índice de rejeição entre os candidatos ao governo do RN, Rogério Marinho lidera com 29,34%, seguido por Cadu Xavier (19,58%) e Thabatta Pimenta (14,01%). Álvaro Dias registra 4,91% de rejeição, enquanto Allyson Bezerra apresenta a menor taxa, com 2,95%.
O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre os dias 9 e 11 de agosto, apresenta margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
AVALIAÇÂO DO MÉRITO:
Além das simulações de voto, os entrevistados foram questionados: “Na sua opinião, qual destes políticos já fez mais pelo Rio Grande do Norte?”. A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera com 23,05%, seguida pela opção “não sabe/não respondeu” (15,32%) e “nenhum” (14,80%). O senador Styvenson Valentim (PSDB) aparece logo depois, com 14,67%. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), pontua 7,60%, enquanto o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), marca 7,07%.
Outros nomes citados pelos eleitores foram Rogério Marinho (5,37%), Rosalba Ciarlini (4,32%), Robinson Faria (3,34%), Zenaide Maia (3,08%) e Fábio Faria (1,38%).
TJRN oferta 23 vagas para estagiários

A Secretaria Geral do TJRN abre processo seletivo para estagiário remunerado de graduação em Ciências Contábeis. São ofertadas 23 vagas, sendo oito para atuar na Divisão de Precatórios, sete na Secretaria Unificada de Expedição de RPVs e Precatórios (SERPREC) e oito na contadoria Judicial (CONJUD). Ainda haverá formação de cadastro reserva. O edital foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico, edição de 8 de agosto.
Os candidatos poderão se inscrever, entre os dias 18 e 25 de agosto, exclusivamente por meio do formulário disponível no link: https://lnk.tjrn.jus.br/inscricaoestagiocontabeis. No ato da inscrição, o candidato deverá enviar os documentos exigidos em edital, além das devidas autodeclarações, se for o caso. A lista dos candidatos inscritos será divulgada no DJe até o dia 28 de agosto.
Processo seletivo
O processo seletivo será composto por duas etapas. Na primeira, será analisado o desempenho acadêmico dos alunos por meio do Coeficiente de Rendimento Global (CRG), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC). A lista final dos candidatos aprovados na primeira etapa será divulgada no DJe até o dia 1º de setembro.
A segunda etapa, composta por entrevista presencial, acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro, na sede da Justiça Potiguar. Nesta etapa, será verificada a aptidão do candidato para a vaga, conforme as demandas da Justiça e o perfil acadêmico desejado.
O resultado definitivo será publicado no DJe até o dia 13 de setembro.
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Política: senadores têm mais verbas em emendas do que 44% das cidades brasileiras

Um único senador controla, por meio de emendas parlamentares, um valor maior do que o orçamento de 44% dos municípios brasileiros. Cada deputado, por sua vez, tem verbas superiores a 14% das cidades, aponta levantamento feito pela Folha com os orçamentos projetados para 2025.
Os números ilustram o nível de poder e influência que os congressistas podem concentrar no âmbito local, após a disparada do volume das emendas promovida pelo Legislativo na última década.
Cada um dos 81 senadores tem neste ano R$ 68,5 milhões para indicar onde o governo federal deve gastar (valor superior ao de 2.291 cidades), e cada um dos 513 deputados, ao menos R$ 37,1 milhões (acima de 712 cidades). A execução dessas verbas pelo Executivo é obrigatória, e ao menos metade precisa ir para a saúde.
No caso dos deputados, esse valor deve ser ainda maior. Em julho, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu distribuir mais R$ 11 milhões “por cabeça” em emendas de comissão, que em tese deveriam ser decididas em grupo, para tentar reforçar sua base na Casa.
Somando essa quantia, cada deputado poderá ter nas mãos neste ano R$ 48,1 milhões, mais do que o orçamento de 27% dos municípios -essa última modalidade, no entanto, é de pagamento opcional pelo governo.
A conta não inclui ainda as emendas de bancada, que também continuam sendo “rachadas” individualmente entre os congressistas, descumprindo uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).
As emendas são uma forma de parlamentares direcionarem recursos para investimentos e custeios em suas bases eleitorais, o que pode render votos tanto para quem os envia quanto para quem os recebe. A Folha mostrou, por exemplo, que 98% dos prefeitos mais turbinados com verbas se reelegeram em 2024.
“É, de certo modo, como se cada parlamentar tivesse um feudo fiscal para chamar de seu”, afirma Élida Graziane, professora de administração da FGV e procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo. Para ela, os legisladores assumiram funções do Executivo em todos os níveis de governo.
“Congressistas se tornaram ordenadores de despesas mais poderosos do que muitos ministros, governadores e prefeitos. Eles gozam do melhor dos mundos: têm os bônus de poderem liberar despesas em meio a tantas restrições fiscais sem serem obrigados aos ônus de prestar contas ou licitar”, diz.
Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus no STF pode durar 27 horas

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do núcleo 1 da trama golpista em plenário presencial pode ter 27 horas de duração. A análise está marcada para começar no dia 2 de setembro.
O caso foi pautado pelo presidente da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cristiano Zanin, um dia após pedido do relator, Alexandre de Moraes.Os julgamentos das turmas no STF ocorrem apenas nas terças-feiras à tarde.
Por isso, Zanin marcou seis sessões extras para analisar o caso. Dessa forma, a Primeira Turma terá plenárias de manhã e à tarde para analisar a ação envolvendo Bolsonaro.
Nos bastidores, há expectativa de que Moraes utilize mais de uma sessão para concluir seu voto, dada a complexidade do caso.
Veja datas e horários reservados para julgamento do núcleo 1 na Primeira Turma do STF:
2 de setembro, terça-feira, 9h às 12h (Extraordinária);
2 de setembro, terça-feira, 14h às 19h (Ordinária);
3 de setembro, quarta-feira, 9h às 12h (Extraordinária);
9 de setembro, terça-feira, 9h às 12h (Extraordinária);
9 de setembro, terça-feira, 14h às 19h (Ordinária);
10 de setembro, quarta-feira, 9h às 12h (Extraordinária);
12 de setembro, sexta-feira, 9h às 12h (Extraordinária);
12 de setembro, sexta-feira, 14h às 19h (Extraordinária).
Dinâmica de julgamento
A primeira sessão de julgamento será aberta com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes. O documento deverá oferecer um panorama abrangente das provas reunidas e produzidas ao longo do processo.
Essa etapa não tem um limite de tempo.Na sequência, terão a palavra o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados de defesa dos oito réus. Cada parte — acusação e defesas — deve apresentar sua sustentação oral em até uma hora.
A única exceção se aplica ao procurador-geral, que poderá ter tempo adicional, em razão do julgamento envolver mais de um réu. Essa ampliação, contudo, depende de autorização do presidente da Primeira Turma.
CNN Brasil
Rádio Currais Novos estreia nova programação com mais jornalismo

A Rádio Currais Novos FM (90,9) estreia nesta segunda-feira (18) sua nova grade de programação, marcada pelo aumento do espaço dedicado ao jornalismo. A emissora, que em setembro completa 67 anos de história, inicia as comemorações trazendo novidades para os ouvintes.
O jornal Café com Notícias, apresentado por Hessi Ramos e Geraldo Carneiro, passa a abrir a manhã jornalística da emissora, às 6h30. Em seguida, o comunicador Ismael Medeiros segue no comando do Bom D+, das 8h às 11h, mantendo a liderança de audiência nas manhãs.
Antes, das 5h às 6h30, os ouvintes já podem acompanhar o Café e Prosa, com Geraldo Carneiro, que também apresenta o Jornal das Onze, das 11h às 11h45. Logo depois, entra no ar o Cidade Alerta, comandado por Edmilson Souza e Inácio Medeiros, das 11h45 às 12h30.
Nas tardes, quem assume o comando é a veterana Margot Fernandes, agora à frente do Tarde Boa com Margot, seguida de Nilson Costa, que continua levando música e entretenimento no Mix 90. À noite, o encerramento da programação fica por conta da irreverência de Aldeir Lopes, no Noite Currais Novos.
O esporte também ganha reforço com a chegada do comentarista Cesário Júnior, o Garrincha, que se soma a Pedrynho Santos, Márcio Costa e Albanir Santos no Toque de Bola, ampliando a cobertura esportiva com mais credibilidade e dinamismo.
Ismael Medeiros
domingo, 17 de agosto de 2025
Operação Cartada Final: Justiça concede liberdade aos seis influenciadores presos na quinta feira em Caicó

No decorrer do dia dessa sexta-feira (16), a Justiça decidiu colocar em liberdade os seis influenciadores digitais que haviam sido presos durante a Operação Cartada Final, deflagrada na última quinta-feira (14), na cidade de Caicó (RN).
A ação, conduzida pela Polícia Civil, mirou na atuação de criadores de conteúdo acusados de divulgação ilegal do “jogo do tigrinho”, prática considerada crime contra a economia popular e enquadrada na legislação de jogos de azar. Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, resultando na coleta de celulares, computadores e materiais que devem subsidiar o inquérito.
Após audiência de custódia, a Justiça entendeu que os influenciadores poderiam responder ao processo em liberdade, aplicando medidas cautelares em substituição à prisão preventiva.
A Polícia Civil destacou que as investigações continuam e que o material apreendido passará por perícia para identificar a extensão da atuação dos investigados e eventuais conexões com outros grupos de divulgação do jogo em diferentes regiões do estado.
A liberação dos influenciadores não encerra o processo, e eles seguem na condição de investigados.
Jair Sampaio
MP-RN investiga esquema de improbidade em Nova Cruz com desvio de recursos públicos
Nova Cruz, RN – A 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) investiga um suposto esquema de improbidade...

-
Foto: Reprodução/ Redes Sociais O árbitro Josimar, conhecido no cenário amador em Currais Novos, morreu na noite deste domingo (10) após pas...
-
Trabalhadores com rendimentos mensais de até R$ 3.036, o equivalente a dois salários mínimos, não vão mais pagar Imposto de Rend...
-
Foto: Reprodução No estado da Paraíba, a Prefeitura de Santa Cecília divulga a abertura de um Concurso Público, com o objetivo de pre...