quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Estudo para regionalização de manejo de resíduos sólidos é apresentado na ALRN

Foto: Reprodução

“Regionalização dos resíduos sólidos urbanos no RN – estrutura, governança e suas competências”. Esse foi o tema da audiência pública realizada, na tarde desta terça-feira (21), na sede do Legislativo Potiguar. O debate foi liderado pelo mandato da deputada Isolda Dantas (PT) e contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de especialistas e cidadãos interessados no assunto.

“Esse tema é muito importante, já que estamos falando bastante de justiça climática e matrizes energéticas, ultimamente. E eu acredito que a regionalização é a forma mais próxima da gente construir qualquer tipo de governança, porque é nos municípios que a vida acontece, é na cidade que a gente vive e é aqui que estão as dificuldades. Por isso, eu penso que esse caminho da regionalização é uma forma da gente acertar ao máximo na construção de uma política pública eficaz. Nós já fizemos esse processo com a água e o esgoto, agora queremos fazer o mesmo com os resíduos sólidos”, destacou a parlamentar.

Em seguida, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella, disse que “este é um momento muito importante para a história do RN”.

“Nós enfrentamos um desafio planetário com a pauta ambiental. E, dentro desse assunto, estamos conduzindo o tema dos resíduos sólidos com muita seriedade, pois essa é uma questão que conecta pessoas, culturas e expressa os grandes desafios que temos hoje. Nós já avançamos bastante no estado com a política ambiental que está sendo delineada, assim como fizemos com o reuso. E os resíduos sólidos são um tema fundamental, pois eles se ligam a muitos outros assuntos relativos ao Meio Ambiente”, ressaltou. 

Para o secretário, não poderemos evoluir bem na pauta ambiental se não enfrentarmos a questão dos resíduos sólidos. 

“E fazer isso é um desafio imenso de cooperação. Daí a necessidade da gente unir esforços e construir pontes, conectando municípios, governo estadual, governo federal e sociedade civil”, afirmou Varella. 

Sobre os aterros sanitários do Estado, o secretário garantiu que eles já estão bem adiantados.

“O de Caicó, por exemplo, já está funcionando. Nós temos trabalhado ainda na questão dos catadores. Conseguimos agora R$ 34 milhões para apoiar as unidades do Vale do Açu e do Seridó, com a aquisição de galpões, equipamentos, prensas, transportes. Acreditamos que até fevereiro tudo estará pronto”, disse.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Prefeitura anuncia criação do novo hospital municipal de Currais Novos

Unidade vai funcionar 24 horas por dia e trará mais estrutura, conforto e profissionais para fortalecer a rede de saúde pública do município

A saúde pública de Currais Novos vai dar um grande salto de qualidade. O prefeito Lucas Galvão anunciou, na manhã desta terça-feira (21), a transformação do atual pronto atendimento em um Hospital Municipal, que passará por uma ampla reforma e será entregue à população em fevereiro de 2026.

O novo hospital vai funcionar 24 horas por dia, com dois médicos no turno diurno e dois médicos no noturno, além de uma equipe ampliada de enfermagem e apoio técnico. A estrutura reformada vai oferecer mais conforto, modernidade e agilidade no atendimento aos pacientes.

“Esse é um compromisso com a vida e com o bem-estar da nossa população. Estamos reestruturando completamente o espaço para garantir um atendimento digno, humanizado e eficiente. Currais Novos merece um hospital municipal à altura de sua gente”, destacou o prefeito Lucas Galvão.

O projeto faz parte do plano de fortalecimento da rede municipal de saúde, que vem recebendo investimentos em infraestrutura, tecnologia e valorização dos profissionais.

A secretária municipal de Saúde, Alana Moraes, comemorou o avanço: “Com o novo Hospital Municipal, teremos melhores condições de trabalho para os profissionais e mais resolutividade para os pacientes. É um passo histórico para a saúde de Currais Novos”.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Trabalhador morre prensado em máquina de fábrica de pré-moldados entre Currais Novos e Acari, na BR-427

Na manhã desta terça-feira (7), um trabalhador morreu após ser prensado por uma máquina em uma fábrica de pré-moldados localizada às margens da BR-427, a cerca de 15 quilômetros da entrada de Currais Novos, no sentido ao município de Acari, região do Seridó potiguar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o quartel de Currais Novos foi acionado pelo SAMU às 8h11 para atender à ocorrência. O acidente aconteceu durante um serviço de manutenção no interior de uma máquina trituradora de rochas. Segundo informações preliminares, o equipamento teria sido acionado acidentalmente, resultando na morte do trabalhador.

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros permanece no local, aguardando a chegada da perícia do ITEP. Até o momento, foi realizada a retirada do corpo do interior da máquina para que os peritos possam dar continuidade aos procedimentos de investigação.

Ismael Medeiros 

Potyguar e Alecrim empatam em 1×1 em estreia na Segundona

O Potyguar arrancou um empate com um jogador a menos em sua estreia pela Segundona do Campeonato Estadual. O duelo foi realizado na noite desta terça-feira (7), em Currais Novos.

Os gols do duelo foram marcados por Davi Papel, para o Leão, e João Victor, para o Alecrim. Ambos os gols foram marcados de pênalti.

O Leão jogou mais de 60 minutos com um jogador a menos. Apesar do duro golpe, o clube se segurou e jogou bem mesmo em inferioridade numérica .

Turismo do RN cresce o dobro da média nacional, afirma pesquisa

O Rio Grande do Norte segue consolidando o turismo como um dos principais motores de sua economia. Dados da Pesquisa Mensal de S...