
O Governo Federal deu mais um passo importante para superar os obstáculos que impedem escoar parte do volume de energias renováveis produzidas no Rio Grande do Norte e demais estados do Nordeste. Na sexta-feira (14), o Ministério das Minas e Energias (MME) anunciou a conclusão do estudo de planejamento que vai permitir a realização do leilão de transmissão para o corredor expresso Bipolo Nordeste 2, com 2.500 km de extensão entre Angicos (RN) e Itaporanga 2 (PR).
Esse será o primeiro sistema em tecnologia VSC de longa distância no Brasil, representando avanço tecnológico inédito e um marco global na integração segura de grandes blocos de energia renovável. O sistema VSC permite o controle preciso de potência, facilitando a conexão de fontes intermitentes com menor perda elétrica e maior controle do fluxo, características que tornam ideal para transportar, de formar contínua e segura, o volume crescente de energia renovável gerada pelo Nordeste, em especial a eólica e a solar.
Voz ativa na defesa de investimentos em infraestrutura de transmissão de energia para atender às crescentes demandas do RN, a governadora Fátima Bezerra vinha reivindicando a inclusão do projeto no plano de investimentos federais e, também na condição de presidenta do Consórcio Nordeste, cobrando urgência na realização do leilão.